quinta-feira, 8 de maio de 2014

Falso tradutor de língua gestual no funeral de Mandela vira estrela da publicidade

Thamsanqa Jantjie, o homem que espantou o mundo ao traduzir os discursos dos líderes mundiais com gestos à toa


Quem não se lembra de Thamsanqa Jantjie? Sim, o falso tradutor de lingua gestual que espantou o mundo a forjar termos e expressões do discurso de Barack Obama e outros líderes mundiais no funeral de Néslon Mandela, em Dezembro último. Pois, é. O sul-africano que chegou a alegar ser esquizofrênico, agora colhe os frutos de sua falsa interpretação.
Jantjie é a estrela do anúncio de uma aplicação, a LivelensApp, de um empresa israelita. E goza com ele mesmo:"Olá, eu sou Thamsanqa Jantjie do funeral do Nelson Mandela. Acreditem em mim, eu realmente sou um intérprete de língua gestual", afirma, usando as mãos, enquanto o texto é narrado por uma voz feminina. "Eu sei falar a língua gestual. Só que não".
 O presidente da Livelens, Mac Bluvband, tentou justificar a estratégia, em entrevista ao jornal britânico Daily Mail. "No fim das contas, um esquizofrênico recebeu um salário e fez uma boa campanha publicitária. É uma história triste com um final feliz", afirmou, tentando acalmar a polêmica em torno da campanha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário